Instalação e Deploy
A instalação e a criação de um projeto é muito simples com a JSagon CLI. Sendo necessário apenas executar os seguintes comandos no terminal de sua preferência.
Para instalar o CLI, execute o comando a seguir:
npm i -g @jsagon/cli
Para criar um novo projeto, escolha o diretório de sua preferência, e execute o seguinte comando:
jsagon new nome-do-projeto
Ao rodar o comando anterior, algumas perguntas serão feitas, responda-as de acordo com a sua preferência.
Sendo elas até o momento essencialmente:
- Qual linguagem utilizar? TypeScript ou JavaScript.
- Qual View Engine utilizar? Handlebars ou EJS. Obs.: caso não tenha conhecimento sobre View Engine, não tenha receio, é bem simples.
- Qual gerenciador de pacote utilizar para instalar as dependências? Npm, Yarn ou Manual. Obs.: é normal ocorrer uma demora na instalação devido a determinadas opções escolhidas e suas dependências.
A criação do projeto tendo sido finalizada com sucesso terá criado uma pasta com o nome do projeto escolhido e toda a estrutura padrão da framework. A arquitetura de pastas e arquivos será explicado no artigo Estrutura
# Instalação alternativa
Uma outra maneira de fazer o download do arcabouço do projeto é acessando https://github.com/jsagon/jsagon-nodejs-framework-examples.
Escolha o branch de acordo com a sua preferência e faça o clone ou download do código.
Rodando a aplicação
Alguns comandos já vem pré-definidos para execução no ambiente de desenvolvimento e servidor de produção. Na pasta do projeto você poderá executar os comandos abaixo.
Para ver o projeto em funcionamento no ambiente de desenvolvimento, execute:
npm run dev
Esse comando inicializará o servidor, e você poderá acessar o projeto a partir do seu browser em http://localhost:3000. Com esse comando específico para desenvolvimento, qualquer modificação que você faça nos arquivos, fará com que o servidor atualize automaticamente, agilizando assim o desenvolvimento.
Para criar a versão de produção do projeto, execute:
npm run build
Este comando irá criar uma pasta "dist" (de distribuição) com a versão final do seu código já transcompilado para funcionamento.
Para executar o código do ambiente de produção, rode:
npm run start
Basicamente isso, sem mistérios. Agora para se situar no projeto, vamos entender a Arquitetura de pastas e arquivos.